CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSOS AO COLÉGIO PIO XII

O CEEP Pio XII vem servindo a comunidade jaguaquarense desde o ano de 1961, quando foi lançada a sua pedra fundamental. Inicialmente chamado Ginásio Pio XII (entre 1962 e 1979) e, posteriormente, nomeado Colégio Pio XII (até o final da década de 2000), o nosso estimado colégio passou por muitas transformações nesses 60 anos de história.

O  estabelecimento recebeu o nome Pio XII em homenagem ao grande Papa que governara a Igreja Católica no período de 1939 a 1958. Como escudo do Colégio foi adotado o brasão eclesiástico do papa Pio XII, que era formado por uma pomba sustentando no bico um ramo de oliveira, representando valores como a paz, a esperança e a amizade. Este símbolo primeiro hoje não é mais o oficial, mas seus valores continuam fazendo parte dos caminhos norteadores de nossa escola.

No que tange a sua história, o Pio XII tem uma trajetória muito rica: os pioneiros dessa empreitada foram Frei Lucas de Queimadas (primeiro diretor), Frei Serafim do Amparo, sucessor de Frei Lucas e Frei Mariano, que dirigiu nossa escola por 30 anos, de 1965 á 1995, deixando um legado de resiliência e doação à educação municipal. Após esses dirigentes citados, todos de alguma forma relacionados às origens eclesiásticas da escola, houve uma passagem gradual ao campo laico, sendo Sônia da Guarda a primeira diretora dessa fase pós-eclesiástica, seguida por Nelma Porto (a primeira diretora eleita democraticamente) e Samara Macêdo, a atual dirigente de nossa instituição.

Atualmente, desde 2009, passou a ser um Centro Educacional de Educação Profissional (CEEP), que inclui cursos de formação técnica e profissional nas áreas de Administração, Agricultura, Alimentos e Nutrição nas modalidades técnica, Profissional na Modalidade EJA (PROEJA) e Profissional Subsequente (PROSUB).

Nestes 60 anos,o Colégio construiu um legado de inovação produção científica e criatividade na educação municipal. Quem não lembra dos debates para prefeituráveis do Colégio Pio XII, que balançaram as corridas eleitorais entre as décadas de 90 até meados da década de 2010? E, não menos importante, as Mostras de Ciências e Cultura do CEEP Pio XII? Estas estão ainda ativas, um pouco ofuscadas pela Pandemia, mas já em stand by para os próximos anos, trazendo inovação e valorização da ciência para estudantes e comunidade em geral. Voltando um pouco mais no passado, os Desfiles de 7 de Setembro com a Banda Marcial do Colégio Pio XII, atual FANOSC, fizeram história pelas ruas da nossa cidade, levando a cultura e o sentimento de pertencimento a nossa gente.

Atualmente, o CEEP Pio XII continua ativo, pretendendo fazer muito mais, inovar muito mais, e continuar contribuindo fortemente para a educação municipal. É certo que começamos como uma escola com finalidades religiosas e educacionais, ligada à igreja católica. Mas, hoje em dia, recebemos uma infinidade de alunos das mais diversas camadas sociais, cores, raças, pensamento religiosos e ideais de vida e sociedade. Somos uma escola que recebe e acolhe a todos, um espaço democrático, de orientação, transmissão do conhecimento sistematizado, mas também formação crítica e preparação para o exercício da cidadania. Viva o Pio XII, sua história, sua gente! E que venham mais muitos anos de inovação, criatividade, ensino de qualidade e compromisso com a formação de todos da comunidade jaguaquarense.

Para tanto, visando homenagear esse importante Colégio,  os Vereadores Alex Moraes, (Cristiane Pinheiro, Nildo Pirôpo e Bode da Saúde apresentaram na Sessão Ordinária do dia 08 de dezembro de 2021,  a  Moção de Aplausos ao CEEP PIO XII que há 60 ANOS vem construindo HISTÓRIA.