Ciclistas de Jaguaquara realizarão o 1º Cicloturismo "Toca da Onça", com apoio do Poder Público Municipal e Comércio Local

Acontecerá no dia 18 de setembro (3º domingo do mês), a primeira edição do “Cicloturismo - Toca da Onça”, com realização do Grupo Oncinhas do Pedal, juntamente com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e apoio da Câmara Municipal e Comércio Local.

O evento será gratuito e conta com a participação dos diversos públicos interessado. O ponto de concentração será a Praça JJ Seabra, a partir das 7h da manhã, com previsão de largada às 8h30. Durante a concentração haverá uma programação com música para os participantes, enquanto aguardam o início passeio ciclístico.

Esta será a primeira edição do evento e Ju Almeida, uma das líderes do Grupo Oncinhas do Pedal, falou um pouco sobre como surgiu a ideia de realizar um cicloturismo em nosso município: “Sendo Jaguaquara a maior cidade do Vale do Jiquiriçá, ainda não se encontrava inserida no calendário de cicloturismo da Bahia, no qual participam vários  grupos de ciclistas de todo o estado. E pedalando, nós do Grupo Oncinhas do Pedal decidimos termos a iniciativa de inserir nossa cidade na programação deste grande evento, por entendermos que Jaguaquara tem condições de sediá-lo com brilhantismo e que será um acontecimento que trará benefícios para todo o município, por proporcionar saúde, lazer e valorização do turismo local por meio do esporte”, comentou.

“Temos de valorizar e incentivar a prática do esporte em Jaguaquara. E quanto mais opções de escolha para a nossa população, melhor. Sabemos dos benefícios que a prática do esporte traz para a nossa saúde física e mental. Além do que este é um evento que traz entretenimento para toda a população e valoriza ainda mais o turismo de nossa cidade, que recentemente passou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro”. Destacou o Presidente da Câmara, o Vereador Nildo Pirôpo.

O Cicloturismo Toca da Onça terá aproximadamente 30km de percurso, com vários pontos de hidratação. Entre os locais que farão parte do trajeto estão: Praça JJ Seabra (saída), trevo da Onça (centro), CEASA,  Bairro Casca, Fazenda Mirabela, Fazenda Vera Leite (1º Ponto de Hidratação), Alto das Torres, Casa de Sr. Antônio (2º Ponto de Hidratação), Caminho dos Eucaliptos, estrada para o Baixão de Ipiúna, Residencial Dante Orrico (programação com música) e retorno ao centro, para a Praça JJ Seabra.

Visando uma maior segurança dos participantes, os organizadores solicitam o uso de equipamentos de segurança, em especial o capacete. E informam que haverá o acompanhamento de uma ambulância, da Guarda Municipal e do Grupo de Motociclistas “Trilheiros de Jaguaquara”, que estarão dando um apoio essencial para qualquer situação adversa.  Ao final do percurso, de volta à Praça JJ Seabra haverá um café da manhã e sorteio de brindes para os participantes. Participem!