Com o plenário lotado de personalidades ligadas aos movimentos negros, líderes religiosos de matrizes africanas, professores e demais, a Câmara de Vereadores de Jaguaquara, realizou, nessa quarta-feira (30), a 32ª Sessão Ordinária, em celebração ao Mês da Consciência negra. Durante o expediente, foram votadas e aprovadas 3 matérias legislativas, sendo 2 dessas voltadas a temática da Sessão.
A primeira matéria aprovada foi o Projeto de Lei Nº 010/2022, de autoria do Poder Legislativo, que dispõe sobre incluir no Calendário Cultural do Município o Dia do Orgulho Afro-brasileiro e Indígena.
Na ocasião, foi entregue uma Moção de Aplausos Nº004/2022 ao Salão de Beleza Bonita por Natureza, em razão do trabalho realizado, em nosso município, na valorização da Beleza Negra e Combate ao Racismo. A homenagem é de autoria do Vereador Alex Moraes, que entregou a placa da Moção aos proprietários do Salão, Adriana Rubens e Mikhael Bomfim, que esteve na companhia de sua mãe, a professora Maria Arlinda Bomfim.
Além disso, aconteceu uma programação especial para celebrar o Dia da Conscientização Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro. Entre as participações culturais, contamos com a colaboração da cantora Paula Fernandes, o grupo de Capoeira Associação Axé Bahia e a apresentação de “Sons Sagrados da Ancestralidade”, do grupo Majubá.
Por fim, houve o uso da Tribuna Libre pelos palestrantes: Professora Vanynha Teles, o Líder Religioso Wagner Jordão e o Procurador Dr. Victor Hugo, que promoveram reflexões sobre a necessidade do combate ao racismo e a valorização da história e cultura afro-brasileira.